Consultoria de RH

DICA DE FILME “UM SENHOR ESTAGIÁRIO”


UM SENHOR ESTAGIÁRIO 1


Um filme simplesmente apaixonante! Um Senhor Estagiário é uma aula para analisarmos vários aspectos do perfil comportamental do mundo moderno, sem falar no conflito de gerações.

Um momento para refletirmos sobre Família, Trabalho, Carreira e principalmente sobre o futuro.

Em “Um Senhor Estagiário”, De Niro é Ben Whitaker, um viúvo aposentado que, cansado de ter tanto tempo livre, resolve se candidatar a um estágio numa empresa de e-commerce. Lá, ele é encaminhado para trabalhar diretamente com a fundadora e diretora Jules Ostin (Hathaway), uma mulher jovem e bem sucedida que prefere fazer tudo sozinha, mesmo que isso signifique não comer, não dormir e passar muito tempo longe do marido e da filha.

UM SENHOR ESTAGIÁRIO 2

É, inclusive, uma grande surpresa quando descobrimos que Jules é mãe: parece impossível que alguém consiga conciliar tantas funções e ainda se dar tão bem em todas elas. Ela tem a ajuda do marido, que abandonou o trabalho para ser pai e dona-de-casa em tempo integral, pelo menos até a start-up da esposa se estabilizar. A relação entre os dois é um mar de fofura, mas logo, naturalmente, descobrimos que ela também tem seus tropeços.

 

Hathaway está em casa com sua personagem workaholic, mas quem domina a cena é mesmo DeNiro, mais adorável do que nunca como o senhor que ensina cavalheirismo, organização e uma dose de amor próprio aos jovens colegas de trabalho.

 

CONSIDERAÇÕES DO CONSULTOR DE RH:

O programa de Estágio Sênior é muito interessante, porém, exige muito “desprendimento” de ambos os lados.

Quando o assessor está conversando com Jules (a fundadora) sobre o programa, ela diz: Isso não vai dar certo comigo, não tenho paciência com pessoas velhas, não tenho paciência nem com a minha mãe.

Ele responde: Veja pelo lado bom, é melhor alguém que tem bastante vivência para agregar do que alguém que tenha apenas experiência jogando video game. Vamos lá!
A ENTREVISTA

UM SENHOR ESTAGIÁRIO 3

Processos de seleção em startups são caracterizados pela informalidade, onde no primeiro contato com a empresa o candidato já consegue sentir o clima de como as coisas funcionam.

Uma característica interessante destes processos é colocar o candidato para ser entrevistado por vários pessoas da empresa, até por “pares”, pessoas que estarão no mesmo nível que o candidato. É isso que vemos nesta entrevista, onde um provável jovem estagiário entrevista um Sênior.

Agora Imagine em uma seleção para estagiário Sênior, fazer as mesmas perguntas que são feitas para seleção de um  jovem estagiário?

Perguntas como: Onde você se vê daqui a 10 anos?

Resposta: Quando eu tiver 80?

Para este caso, esta é uma pergunta totalmente desapropriada, mas a resposta foi hilária!

 

PRIMEIRO DIA

Dois estagiários, uma Sênior (70 anos) e outro jovem! Chegam em suas mesas e começam a colocar sua coisas. O Jovem, Smartphone, pendrive, carregador etc. O Sênior, Caneta, calculadora, óculos e bloco de notas, um celular, sim, aquele que só fala…rs

A cena destaca o grande conflito de gerações, inofensivo, mas bem curioso!

 

ENTRANDO NO FACEBOOK

UM SENHOR ESTAGIÁRIO 4

Onde nos dias de hoje, um estagiário não teria um perfil no Facebook? É até engraçado, não é? Para um Sênior não.

No final de um dia de expediente, Jules aparece com uma pizza e uma cerveja para compartilhar com o estagiário.

Ela olha para o computador dele e diz: Ah…você tem Facebook!

Ele: Há 10 minutos!  Ela resolve ajudá-lo. Ela explica como ele pode preencher o perfil, tira uma foto no celular dela e inclui. Após algumas informações, ela pergunta: Pessoas que inspiram você?

Ele responde categoricamente o nome dela, e reforça: você realmente inspira.

 

CAVALHEIRISMO

Confesso que quis descobrir porque os homens andavam com lenços, eu sabia que não era apenas para secar o suor do rosto ou assoar o nariz.

Enfim, o Ben descortinou minha ignorância. Como as mulheres tem o costume de chorar bastante, um homem gentilmente sede o lenço para que a dama possa enxugar suas lágrimas. Os caras de antigamente eram feras mesmo, dificilmente você vai encontrar um homem andando com um desses nos dias de hoje.

Há quem diga, que não fazem mais homens, profissionais, pais, amigos e chefes como antigamente.

EQUILÍBRIO  

UM SENHOR ESTAGIÁRIO 5

Em busca de diversas formas de distração, Ben também pratica o Tai chi chuan, e o filme encerra com ele ensinando a jovem a se conectar consigo mesma. Coisa que ela não faz há muito tempo.

CONSIDERADÕES FINAIS  

Sem pesar nem forçar lições, “Um Senhor Estagiário” faz pensar sobre como subestimamos a experiência de pessoas mais velhas no ambiente de trabalho ou mesmo na vida pessoal. O filme é uma comédia deliciosa para se assistir em casa ou nos cinemas, sozinho ou acompanhado.

Vale seu ingresso e vai fazer seu dia ficar melhor!

Gostou, compartilhe!

    Receba dicas sensacionais para alavancar sua carreira. Coloque seu e-mail e clique em EU QUERO!

    100% livre de spam.

    Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *

    Seja o primeiro a comentar!